A importância de uma vida saudável para prevenir o câncer #OutubroRosa

WhatsApp Image 2017-10-31 at 17.18.07

Você sabia?
que o Câncer de mama é o câncer mais frequente e o que mais mata as mulheres, em todo o mundo?

que surgem em torno de 1,6 milhões de novos casos de câncer de mama ao ano, correspondendo a 25% (1/4) de todos os novos casos de câncer entre mulheres?

que a sua taxa de mortalidade equivale a mais de 15% de todos os óbitos no Brasil?

que alimentação inadequada é responsável por até 20% dos casos de câncer em países como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença?

que mulheres acima de 60 anos tem 20 vezes mais chances de desenvolvê-lo?

Mas o que você realmente precisa saber é que:
• Caso a população adotasse uma alimentação saudável, a prática regular de atividade física e se mantivesse com peso corporal adequado (fundamentalmente longe da obesidade visceral ou central ou abdominal), aproximadamente um em cada três casos dos tipos de câncer mais comuns poderiam ser evitados?

Se alimentar de forma saudável não tem nada a ver com alimentação cara e da moda. É um resgate às origens, à cultura de cozinhar, de comer mais comida que produto e ao habito de provar novos alimentos. Preocupado com os alimentos super nutritivos, as necessidades diárias, possíveis deficiências nutricionais ou a melhor forma de melhorar a composição do seu peso corporal? Esse é o trabalho do nutricionista, o seu é comer e se exercitar com equilíbrio.

Dados divulgados pelo INCA (Insituto Nacional de Combate ao Câncer) e pela Sociedade Brasileira de Mastologia entre 2014 e 2017

Texto de Larissa Cerqueira
Nutricionista CRN1/5674