Alimentação da mãe no período pós-parto

image1 (2)

Momento de grande ansiedade e preocupação entre as mulheres que acabaram de ter filhos , o período da lactação vem com mais dúvidas sobre alimentação da própria mãe. De modo geral, a alimentação materna durante a amamentação não possui muitos mistérios, deve-se manter uma dieta com a ingestão adequada de nutrientes, buscando garantir a saúde materna e a produção do leite com qualidade e quantidade suficiente. Por isso o acompanhamento nutricional durante essa fase é muito importante.

Os micronutrientes (vitaminas e minerais) são diretamente influenciados pelo estado nutricional da mãe, uma alimentação variada contendo frutas, folhosos e hortaliças garante a ingestão adequada. A quantidade de vitamina B12 no leite é fortemente afetada pela ingestão materna, e, por estar presente principalmente nos alimentos de origem animal, as vegetarianas devem ter atenção especial, podendo ser necessária a suplementação. Já o mineral que deve ser suplementado até o terceiro mês após o parto é o ferro, onde há indicação de 60mg/dia.

A qualidade dos lipídios da dieta materna tem influência direta no perfil de gordura do leite secretado. Após o nascimento, o bebê ainda não é capaz de sintetizar certos ácidos graxos devido sua imaturidade hepática, sendo extremamente importante a ingestão de lipídios de boa qualidade pela mãe (como o ômega 3) presente em alguns peixes (salmão e sardinha) e na linhaça. Para se evitar a deficiência desse nutriente, que poderia prejudicar o desenvolvimento neurológico e a função visual da criança, é necessária a suplementação deste lipídio. Além disso, a gordura trans é transferida para a criança também através da amamentação, por isso, deve-se evitar o consumo de margarinas, sorvetes e outros alimentos industrializados que contenham esse nutriente.

Larissa Paixão.

Nutricionista – Universidade de Brasília – UnB CRN 1- 10173

Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil pela Instituição Estácio

Pós-graduanda em Nutrição Clínica, Funcional e Fitoterápica na Instituição Laboro.

Atendimento nutricional para o público materno infantil

Equipe LC Saúde, Nutrição e Bem-estar