Carboidratos e a recuperação do nadador

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O nadador, assim como outros esportistas, necessita de boas condições físicas para realizar suas atividades diárias. A rotina do atleta de alto rendimento é muito desgastante, sendo necessários recursos para recuperá-lo o máximo possível e para que ele se adapte às intervenções de treinamento. Nesse contexto, o papel do nutricionista esportivo é bastante relevante, pois ele terá de desenvolver estratégias adequadas para dar suporte ao atleta.

Um fator comumente negligenciado pelos nadadores é a ingestão de carboidratos. O consumo inadequado desse macronutriente pode atrapalhar a recuperação e, por consequência, a adaptação aos treinos. Isso porque a recuperação dos estoques de glicogênio hepático e muscular se dá, principalmente, pela ingestão de carboidratos, e está relacionada à recuperação física como um todo.

Da mesma forma, em competições a ingestão adequada de carboidratos deve ser especialmente considerada para que nadador consiga se recuperar fisicamente e estar com energia suficiente para competir as várias provas num mesmo dia e outras tantas durante o período de campeonato.

Portanto, para a ideal recuperação e adaptação ao treinamento e ideal recuperação física em competições, o consumo de carboidratos deve ser levado em consideração pelos atletas e ser bem calculado pelo nutricionista.

Lembrando que o carboidrato foi o foco desse texto, porém o consumo correto dos outros macro e micronutrientes, bem como o consumo de alimentos anti-inflamatórios e a hidratação adequada, também são se suma importância à recuperação física do nadador.

 

Ana Luiza Matias

Nutricionista – CRN/1: 10298

Equipe LC Nutrição e Bem-estar