Dicas para a Comilança de Fim de Ano

 

fim de ano dicas

Você está se preparando para o verão com muito esforço e agora que ele está bem próximo, muitos obstáculos surgem na sua frente, não é? São confraternizações, ceia de Natal, festa da virada…

Fique calmo e veja algumas dicas para aproveitar tudo sem prejudicar demais a sua dedicação.

 

  • BEBA MUITA ÁGUA! Um corpo muito bem hidratado funciona melhor e é capaz de eliminar grande parte das toxinas que ingerimos. Além disso, a ingestão adequada de água evita a retenção hídrica, já que o consumo excessivo de sódio, carboidratos e álcool causam muito inchaço.
  • CUIDADO COM O EXCESSO DE ÁLCOOL! Com certeza você não deseja jogar fora toda a massa muscular que conquistou nem mesmo recuperar toda aquela gordurinha que conseguiu eliminar, certo? Portanto, muito cuidado com o consumo de álcool. Além de muito calóricas, as bebidas alcoólicas provocam desidratação, atrapalham a síntese de vitaminas e minerais e causam desequilíbrio hormonal, tendo como consequência a perda de massa muscular e acúmulo de gordura subcutânea e no fígado, dentre outras consequências.
  • COMA SOMENTE O NECESSÁRIO! Claro que não é para parecer um E.T. e deixar de aproveitar as festas e as delícias que são servidas nelas. Sem neurose, gente! Mas você também não precisa comer como se não houvesse o amanhã (ou como se não houvesse o verão daqui a pouco). Participe de tudo, coma tudo que tenha vontade, mas com moderação. Sirva-se somente uma vez! Se você estiver ainda mais focado no verão, faça escolhas mais saudáveis nos eventos. Com certeza, no meio daquela ceia enorme de Natal, por exemplo, existirão opções melhores, como carnes magras (Chester, peru), saladas, frutas in natura, castanhas e nozes.
  • COMA A SALADA PRIMEIRO! Antes de atacar a ceia ou algum outro jantar de confraternização, encha o prato de salada e coma algumas frutas in natura. Dessa forma, você se sentirá um pouco mais saciado e vai com menos “sede ao pote”.
  • NÃO VÁ PARA OS EVENTOS COM FOME! Dizem que a fome é o melhor tempero e ela realmente provoca vários estragos. Faça uma pequena refeição saudável logo antes de sair para algum evento. Assim, você evita os ataques a tudo que vir pela frente e consegue se manter na linha, comendo somente o necessário.
  • DURMA BEM! O descanso é fundamental para recuperar o corpo de tantos eventos e festas, minimizando o estresse de final de ano. Lembrando que o estresse também contribui ao acúmulo de gordura corporal e prejudica o ganho de massa magra.
  • FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS! Não os deixe de lado. Lembre-se: você está de férias, mas seu organismo continua precisando de estímulos para permanecer saudável. Já que o consumo alimentar aumenta significativamente e a rotina muda muito, não pare seus exercícios para que as perdas não sejam grandes.
  • ALIMENTE-SE CORRETAMENTE NAS OUTRAS REFEIÇÕES! Não é porque têm vários eventos seguidos que você vai chutar o balde! Não estrague o dia inteiro, a semana toda ou o mês todo. Acabou o evento, volte a sua rotina de refeições saudáveis e equilibradas, bebendo muita água sempre.

Aproveite as dicas e boas festas!

 

Ana Luiza Matias

Nutricionista – CRN/1: 10298