Dicas para turbinar seu treino naturalmente

3 dicas

Como seria bom se os nossos treinos fossem feitos em alta intensidade e com o nível de motivação lá em cima todos os dias. Mas essa não é a realidade… Muitos de nós (e eu me incluo nessa), chegamos desanimados na academia ou sentimos que em determinado dia estamos com a energia mais baixa. Talvez seja por esses motivos que os famosos pré-treinos e também outras substâncias são tão procuradas e consumidas por simples atletas de academia como a gente.

 

Mas será que utilizar tantas substâncias são benéficas para nosso organismo? Bem, nosso ponto hoje não vai ser bem esse. Mas considerando, a princípio, que utilizar recursos que não são naturais podem não ser tão benéficos assim, vamos sugerir 3 dicas totalmente naturais para você turbinar seu treino, melhorar seu desempenho e buscar motivação para treinar.

 

Dica 01: Faça um aquecimento mais intenso! Alguns estudos com atletas de natação e também a própria experiência mostra para atletas de alto nível que um aquecimento submáximo antes de provas de competição promovem melhoras no tempo de prova. Ou seja, um aquecimento bem feito pode te dar um melhor desempenho no seu treino e te deixar mais motivado. Mas veja bem, como aquecimento não estou falando daquele alongamento migué de puxar a perna atrás, descer o tronco a frente e se balançar na frente do espaldar. Faça o aquecimento específico para sua atividade, seja uma corrida, levantar pesos ou pular corda…

 

Dica 02: Preste atenção e valorize o seu desempenho anterior. Isso porque cada dia que fazemos exercícios, existe uma tendência para melhora. E assim, nosso treino de ontem vai ser a motivação para o treino de hoje, com a meta de superar os desafios da semana passada, do mês passado e assim por diante. Cada vez que treinamos somos melhores, e com essa persistência nos treinos, cada dia será mais turbinado que o anterior!

 

Dica 03: Use e abuse da música! Escolha uma seleção musical que te motive, que te faça vibrar e leve para todos os treinos. Pode ter certeza que esse recurso vai ajudar a melhorar seu desempenho mais do que um shake de malto ou um pré-treino bombástico! Cuidado com o volume (dê saúde aos seus ouvidos) e também se vai ouvir música para correr ou pedalar em locais com movimento. Mas fora isso, a música é uma excelente aliada em turbinar nossos treinos. Qual música te empolga?

Prof. Guilherme Lopes
Graduado em Educação Física pela Universidade de Brasília – 2002
Mestre em Educação Física pela UnB – 2013
Especialista em Musculação e Treinamento de Força pela UnB – 2015
Especialista em Controle Motor pela USP – 2011
Professor na Faculdade de Educação Física da UnB
Professor Titular no curso de Educação Física do UDF
Personal Trainer na BodyTech
Colunista na BandNews FM
Professor de Educação Física no Centro Internacional de NeuroReabilitação Sarah (2003-2013)