Dieta Vegetariana, o que é?

image1
Muitas dúvidas surgiram com a apresentação de um tipo diferente de dieta, a vegetariana. Ela consiste na exclusão parcial ou completa de alimentos de origem animal, podendo ser classificada em ovolactovegetariana, lactovegetariana, ovovegetariana ou vegetariana estrita/vegana.
A ovolactovegetariana restringe apenas carnes, ainda apresentando consumo de laticínios e ovos; a lactovegetariana já possui apenas o consumo de lácteos; a ovovegetariana apenas os ovos; e a dieta vegetariana estrita/vegana não há a presença de nenhum alimento, ingrediente ou aditivo de origem animal.
Há diversos motivos para alguém tornar-se vegetariano, podendo estar relacionados com: saúde, bem-estar dos animais, ambiente, religião, motivos espirituais ou éticos. Muitos desses motivos levam essas pessoas a evitar não somente alimentos de origem animal, mas como também outros produtos que tenham seu envolvimento. Dentre eles temos: vestuário (peles, couros, lã), adereços (pérolas, plumas, penas), produtos testados em animais (higiene e maquiagem), e entretenimento (touradas, circos e zoológicos).
Assim como outras dietas, a dieta vegetariana pode ser saudável ou não, devendo ser monitorada por um nutricionista para que o paciente consiga manter todos os nutrientes em seus níveis adequados, sem deficiências ou excessos, gerando apenas saúde!
Teresa Sena
Nutricionista
CRN1 11424
Equipe LC Saúde
Referência:
– Pinho, J.P. et al. Alimentação vegetariana em idade escolar. Portugal. 2016.