Fim de semana: sinônimo de exageros?

Hoje é sexta-feira! Fim de semana chegando e você já está pensando em furar a dieta? Que tal aprender a curtir o fim de semana sem atrapalhar seus objetivos? Há algumas estratégias que irão te ajudar a “não sair da linha” nesses dias e ainda vão te motivar a variar a rotina de treinos com qualidade.

Seguem 10 dicas muito úteis:

1-     Nos fins de semana, não pule refeições procurando compensar possíveis deslizes ou falta de treino, pois isso irá aumentar sua fome nas próximas refeições e poderá gerar consumo elevado de carboidratos como efeito rebote (quase sempre doces).

 

2-     Acorde ! Sim, procure acordar a tempo de fazer seu café da manhã. O café da manha é essencial e garantirá energia, fibras e nutrientes ao longo do dia, além de prevenir possíveis exageros no almoço. Invista em frutas, alimentos integrais e fuja de açúcares assim como derivados de leite com açúcar.


3-     Procure seguir as combinações da dieta (ou alimentação equilibrada habitual) e suas quantidades mesmo nos fins de semana aumentando somente a variedade dos alimentos. Ou seja, mantenha o consumo variado de hortaliças e frutas, além de priorizar as refeições principais sendo ricas em proteínas magras como peixes e gorduras boas como azeite.
4-     Não esqueça seus lanches intermediários (entre as refeições com intervalos de 3 horas em media) já que eles vão promover saciedade e evitar que passe longos períodos em jejum. Esse período costuma ficar prolongado nos fins de semana sendo mais uma das razoes de se exagerar nas refeições principais. Uma boa pedida são frutas secas e castanhas por serem fáceis de levar para qualquer passeio.
5-     Nesses dias vale à pena provar uma preparação diferente, uma receita nova ou mesmo ir a um bom restaurante que você possa fazer uma refeição com calma, qualidade, mas sempre com moderação.

6-     Evite rodízios, buffet livre, e sim prefira pratos a la carte bem preparados e saborosos, porém equilibrados na relação hortaliças , proteínas, carboidratos .As saladas de entrada sempre são a melhor pedida e a sobremesa quase sempre dispensável.

7-     A bebida alcóolica, quando indispensável, pode vir acompanhada de vários copos de água e mesmo assim, se permita poucas doses de álcool já que ele é metabolizado como um açúcar e a caloria proveniente dele é vazia. Além de desidratar, o álcool, principalmente nas mulheres, tende a fazer o corpo “inchar” como efeito tardio. Prefira bebidas em que o volume seja menor e evite beliscar ao mesmo tempo.

8-    Beba muita água! As pessoas costumam relatar que esquecem de beber água nos fins de semana por saírem sem levar garrafinhas de água ou não sentirem sede. Procure estar com água sempre disponível, pois quando o organismo reclama de sede já é um sinal de desidratação.

9-      Não esqueça que em dias que acabar exagerando no consumo você não deve deixar de fazer as refeições seguintes, nem muito menos as do dia seguinte. Nesses casos, aumente a frequência de treino nos dias posteriores ou mesmo faça uma atividade extra como uma corrida leve ao longo do fim de semana e ao ar livre.   Atividades ao ar livre, recreativas sempre serão bem – vindas na companhia de amigos e da família. Aproveite para pegar um sol, ouvir musica, dançar e se movimentar.

 

10-  Passar o fim de semana na frente da TV ou do computador é quase sempre perda de tempo e perda de saúde ! Aproveite seu fim de semana com qualidade e bom senso e comece a próxima semana com muita energia !

Larissa Cerqueira