Fisioterapia e Nutrição

fisiolcposturar2016

O campo da Fisioterapia e da Nutrição tem mostrado ao longo dos anos um poder de convergência cada vez mais eficiente na abordagem e na aplicação de terapias que buscam não só a reabilitação , como também o bem estar dos pacientes. Nesse sentido, podemos falar de tratamentos unificados na abordagem de uma lesão ou fraqueza muscular, de dores miofasciais e principalmente na área de Fisioterapia Dermatofuncional.

Como exemplo, podemos destacar o papel fundamental da Nutrição no tratamento fisioterápico das celulites, com melhoras no fluxo sanguíneo e na drenagem de substâncias residuais nos tecidos, particularmente se o quadro estiver intensamente ligado a uma dieta desequilibrada. Outro ponto de tangência é a reabilitação de um paciente que pratica atividade física constante, mas que apresenta lesões recorrentes que não são tratadas de uma forma concreta por apresentar um déficit nutricional que não ajuda na recuperação do tecido muscular.

Há ainda o caso de indivíduos obesos que tentam fazer exercícios físicos, mas não conseguem dar continuidade porque apresentam uma fraqueza muscular provocada pelo alto índice de depósitos de gorduras sobre aquele músculo a ser exercitado.

Bastante relevantes também são os casos em que problemas posturais e problemas de coluna estão fortemente ligados com intolerâncias alimentares que podem gerar aderências miofasciais devido ao potencial inflamatórios de certos alimentos em determinados pacientes. Tais alimentos podem, por exemplo, causar constipações e fermentações intestinais que irão gerar um aumento da pressão intra-abdominal e consequentemente uma compressão lombar, sendo assim, a Fisioterapia unida à Nutrição podem fazer toda a diferença no alcance dos resultados almejados.

A LC Saúde agora é parceira do Estúdio Posturar e oferecerá o melhor atendimento compartilhado.

Dra. Priscilla Jacarandá Ferraz
Crefito 11/125454-F
Formação em Fisioterapia,  Especialização no Método Busquet, Método Hipopressivo, RPG e Fisioterapia Esportiva.
Atendimento de todas as idades