Licopeno

O licopeno é um dos 25 pigmentos carotenóides encontrado nos tecidos humanos, ele é responsável pela coloração vermelho-alaranjado de frutas e vegetais nos quais estão presentes. Este pigmento tem um efeito protetor direto contra radicais livres, sendo assim, considerado um potente antioxidante. Nosso organismo não é capaz de sintetizá-lo por isso, ele é obtido exclusivamente por meio da ingestão de alimentos.

O licopeno é encontrado em poucos alimentos, sua principal fonte é o tomate, além dele o mamão, a goiaba vermelha, a pitanga e a melancia também são boas fontes. Temos vários estudos demonstrando que o licopeno pode diminuir risco de câncer, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas quando consumidos junto a uma dieta balanceada.

Os estudos também sugerem que a absorção do licopeno parece ser maior em preparações que utilizam o tomate cozido ou quando cru nos tomates bem maduros e é influenciada pela quantidade de gordura do alimento, sendo assim, altas quantidades de gorduras diminui a absorção desse potente antioxidante.

Fonte: Biodisponibilidade do licopeno. Moritz B. Tramonte V.L.C. Rev.Nutr. 2006

Mayara de Paiva Alves Nutricionista