Menopausa

Menopausa

Menopausa-01

 

A menopausa, por sua vez, corresponde a uma transição fisiológica que culmina na falência ovariana. Ocorre ao longo de vários anos e que se faz acompanhar de alterações a nível físico, psicológico e social.

Caracteriza-se pela redução progressiva dos níveis de estrogénio que resulta na cessação permanente do período menstrual. Está associada a um risco aumentado de obesidade, hipertensão, alterações lipídicas pró-aterogénicas, diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose e deposição seletiva da massa gorda.

A característica pró-aterogênica desta fase se associa a aumento dos triglicerídeos, do LDL colesterol e suas frações pequenas e densas, diminuição do HDL colesterol e aumento da Lipoproteína A.

Mulheres no climatério e na menopausa apresentam maior risco de alterações nos compartimentos corporais com aumento do tecido adiposo, de ganhar peso e de vir a desenvolver síndrome metabólica e doenças coronarianas.

Um período marcado por tantas mudanças na fisiologia do corpo da mulher merece ser acompanhado de perto por um profissional capacitado. Procure seu nutrólogo e seu Nutricionista para melhor acompanhá-la.

Texto de Marina Pitta
CRM: 20325
Médica Especialista em Nutrologia