Obesidade infantil em isolamento social

A consequência do isolamento social já está gerando dados preocupantes entre a molecada . Um estudo divulgado este mês e publicado em Abril (2020) na revista científica Obesity ilustra a realidade de 41 crianças italianas em lockdown por 3 semanas.
Além do sedentarismo forçado pela suspensão das aulas e do aumento de 5 horas diárias na frente do celular, o consumo de doces, carnes e outros tipos de “junk food” comparando o mesmo período do ano passado aumentou significativamente.
Toda semelhança com a criançada brasileira não é mera coincidência, assim como a interpretação disso pode ser feita com atenção ou acomodação. A quarentena ainda não tem dia para acabar, as aulas tambem nao e esse estilo de vida mais sedentário já é uma realidade. As crianças estão em processo de formação e apesar dos pais estarem mais presentes na educação nesse período de isolamento, o ramo da alimentação pode estar sendo um grande desafio.
Fazer as refeições em família, estimulá-los a brincar em casa, sair do celular e participar das atividades domésticas mantendo horários de acordar e de deitar pode ser uma estratégia para reduzir esses riscos. Outra necessidade é a exposição ao sol que já vai obrigá-los a se movimentarem fora de casa.
A mudança do cardápio alimentar precisa ser prioridade ainda mais quando a criança já está com sobrepeso ou está obesa. Preparar receitas com hortaliças, sair para se exercitarem uma vez por dia junto com elas e simplesmente não ter em casa produtos processados e açucarados pode ser uma terapia de choque necessária.
Você pode entender esse post como exagero apesar dos dados estarem cada dia mais concretos. Pode também decidir esperar a quarentena acabar para voltar a cuidar da alimentação e para inserir exercícios físicos. Se você tem filhos a responsabilidade sobre essa escolha é ainda maior na medida que você é modelo, referência número 1.

A atitude de postergar ou acelerar o cuidado com sua alimentação e, consequentemente com a deles, é uma herança antecipada que a pandemia está dando a oportunidade de você deixar.
#Obesity #Obesidade #Covid19 #Nutrition