Operação Verão

Esteiras a toda velocidade, sala de exercícios lotada e disputa por pesos e equipamentos na área da musculação. Este cenário é comum nas academias quando vem chegando o verão. Mas a ansiedade por resultados rápidos exige cuidados. É o que a alerta a Personal Trainer, Débora Flores, Pós Graduada em Musculação e Treinamento de Força e Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília.

Larissa Cerqueira: Qual o primeiro cuidado que o aluno de uma academia deve ter quando está ansioso em alcançar o corpo ideal em pouco tempo?

Débora Flores: O primeiro cuidado é com os excessos. Isso é muito comum de acontecer e a conseqüência é uma possível baixa na imunidade, fazendo com que o praticante venha a adoecer ou sofrer uma lesão. Isso o obrigaria a interromper os treinos, atrasando o aparecimento dos resultados.

Larissa Cerqueira: Quantas horas dentro da academia o aluno deve dedicar para atingir um bom resultado a poucos meses do verão?

Débora Flores: A quantidade de tempo é o menos importante. O que será determinante para o bom resultado é a qualidade e a intensidade dos treinamentos. É possível atingir melhoras significativas com somente 30 minutos por dia. Deve-se procurar um professor de Educação Física para ter uma orientação adequada sobre a melhor opção de tempo (custo benefício) dentro da realidade de cada indivíduo.

Larissa Cerqueira: Existem treinos específicos para esta época? Quais são?

Débora Flores: Geralmente, nesta época, o mais comum é a procura por treinos conhecidos pelos alunos como de definição. Nada mais é do que o desejo de queimar as últimas gordurinhas que restaram e deixar os músculos mais aparentes. Portanto,  a ênfase nos treinos de musculação é dada nos exercícios grandes, que envolvem mais de uma musculatura e nos treinos aeróbios intervalados, onde são feitos tiros de intensidade máxima.

Larissa Cerqueira: Uma pessoa sedentária que entra na academia pouco tempo antes do verão corre algum tipo de risco? Quais?

Débora Flores: Não, qualquer época é boa para começar. A recomendação para quem estiver iniciando na academia, independente da época do ano, é que faça e leve a sério a avaliação física oferecida pelas academias. É nela que são detectados riscos, possíveis problemas de saúde e valências físicas a serem aprimoradas. Realizar atividades orientadas por um profissional de Educação Física também é essencial para garantir a segurança e eficiência nos treinos.

Larissa Cerqueira: Quais as principais funções do personal trainer neste momento?

Débora Flores: O personal trainer otimiza os treinamentos utilizando as ferramentas adequadas e supervisiona todas as atividades do aluno, garantindo um volume de treino seguro e eficaz. Além disso, faz toda a diferença na motivação e na manutenção do foco, que é fundamental para o aparecimento dos resultados.

 

Debora Flores

www.deboraflores.com.br