Pensando em hipertrofia, ovo inteiro ou só a clara?!

Em estudo publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition,  Van Vliet et al dividiram homens entre 20 e 22 anos em dois grupos e ofereceram como pós treino para um grupo ovos inteiros e para outro apenas as claras, mas os 2 grupos receberam um total de 18g de proteína na refeição.

 

Adivinha só?! Visando hipertrofia, o consumo do ovo inteiro se mostrou mais eficiente, pois o grupo que recebeu ovos inteiros apresentou maior estimulação da síntese de proteínas miofibrilares, mesmo todos recebendo a mesma quantidade de proteína!

 

Esse efeito pode ser justificado pela presença de vários outros nutrientes na gema dos ovos, que não estão na clara, e podem ser benéficos ao ganho de massa muscular. Lembre-se sempre que hipertrofia não se resume a proteína, amigão

 

Então, pare com a besteira de jogar a gema fora, com a exceção de dietas que precisam ser restritas em gordura, como o caso de algumas patologias específicas ou algumas fases de preparação do fisiculturismo e outros esportes.

 

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Referências: VAN VLIET, Stephan et al. Consumption of whole eggs promotes greater stimulation of postexercise muscle protein synthesis than consumption of isonitrogenous amounts of egg whites in young men. The American Journal of Clinical Nutrition, v. 106, n. 6, p. 1401-1412, 2017.

Luís Dallas Nutricionista